Atletas e adultos ativos muitas vezes têm o objetivo de melhorar / manutenção da aptidão enquanto a perder peso e isso é melhor alcançado pela restrição calórica em combinação com o exercício. No entanto, isso representa um risco para a perda de massa magra, o que pode limitar o desempenho. Assim, o objetivo deste estudo foi determinar a eficácia de um suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), em conjunto com o treinamento de resistência pesado e um hidrato de carbono-calórica restrito “corte dieta” na composição corporal e aptidão muscular.
Foi realizado um estudo durante 8 semanas com dois grupos masculinos (grupo A e grupo B), com idade entre 21-28 anos, ambos treinados e receberam o mesmo protocolo de treino de resistência de força e a mesma dieta hipocalórica, a diferença ficou por conta da suplementação, o grupo A suplementou com BCAA e o grupo B com Hidrato de Carbono. De acordo com Dudgeon et al (2016) em sua publicação para o Journal International Society Sport Nutrition em janeiro desse ano, os resultados foram os seguintes:
Grupo A (BCAA) perdeu massa gorda, manteve a massa magra, enquanto que o grupo B (hidrato de carbono) perdeu massa magra, ambos nos testes de força de 1RM: para agachamento e supino ganharam força, porém a força do grupo A foi maior que do grupo B. O único destaque para o grupo B foi com relação ao índice de fadiga que superou o grupo A.
Conclusão:
Estes resultados mostram que a suplementação de BCAA em indivíduos treinados realizando o treinamento de resistência combinado com uma dieta hipocalórica pode perder massa gorda, manter a massa magra e preservar o desempenho do músculo esquelético.